"Mostra-nos o Pai" (João 14:9)
Visto que todas e cada uma das coisas da Palavra tratam do Senhor, e a Palavra é o Senhor porque é a Divina Verdade.
Ali, pela "Lei" se entende, no sentido restrito, os dez preceitos do Decálogo;
num sentido mais amplo, todas as coisas que foram escrita por Moisés em seus cinco livros;
e num sentido amplíssimo, toda a Palavra.
Que pela "Lei" num sentido restrito sejam entendidos os Dez preceitos do Decálogo, isto é sabido.
o Senhor venceu a morte, pela qual se entende o inferno, e que depois subiu ao céu em glória..
as tentações que suportou desde a infância são descritas, em sumário, pelas Suas tentações no deserto e, depois, as que vieram do diabo; por último, pelas que passou no Gethsemani e na cruz.
A glorificação é a união do Divino com o Humano, pelo que foi dito: "E Deus O glorificará em Si mesmo".
Por "portar as iniqüidades" não se entende outra coisa senão suportar graves tentações, assim, sofrer como os judeus fizeram com Ele da maneira que tinham feito com a Palavra, pois o trataram semelhantemente, porque Ele era a Palavra.
Os atributos Divinos são a justiça, o amor, a misericórdia e o bem. E Deus é a Justiça mesma, o Amor mesmo, a Misericórdia mesma e o Bem mesmo, e onde esses atributos estão não existe nada de vingança, assim, nenhuma justiça vindicativa.
Se diz: "conceberás e parirás um filho, Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo", mas, logo depois, "o Que nascer de ti, santo, será chamado Filho de Deus", pelo que é evidente que o Humano concebido por Deus, e nascido da virgem Maria é o que Se chama Filho de Deus.
Ora, como a Sua Alma era o próprio Divino do Pai, segue-se que o Seu Corpo ou o Humano também Se fez Divino, pois onde está um também estará o outro. Assim, e não de outro modo, o Pai e o Filho são um, o Pai no Filho e o Filho no Pai, pois todas as coisas do Filho são do Pai, e todas as coisas do Pai são do Filho, como o Senhor mesmo o ensina em Sua Palavra.
Que o Senhor tenha existido antes de Seu advento ao mundo, é evidente por isto:
João disse a respeito do Senhor: "Ele é o Que virá depois de mim, Que era antes de mim, de Quem não sou digno de desatar a correia de Sua sandália. ... Este é de Quem eu disse, Que vem depois de mim, Que era antes de mim, e Que era anterior a mim" (Jo. 1:27, 30).
No Apocalipse:
Caíram diante do trono, sobre o qual o Senhor estava, "dizendo: Graças Te damos, Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que virás" (11:16, 17).
O Senhor é o próprio Deus, do Qual vem a Palavra e de Quem ela trata. Entretanto, nada é mais conhecido em todas as terras do mundo que Deus é um, o que nenhum homem de razão é sã nega. Resta portanto que isto seja confirmado pela Palavra e, além disso, que o Senhor é esse Deus.
Que Deus seja Um, confirma-se por estas passagens da Palavra:
Jesus disse: "O primeiro de todos os preceitos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; por isso amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma" (Mc. 12:29, 30).
"Ouve, Israel, JEHOVAH nosso Deus é o único JEHOVAH... amarás JEHOVAH teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma" (Deut. 6:4,5).
Um se aproximou de Jesus e disse: "Bom Mestre, que devo fazer de bom para que tenha a vida eterna?" Jesus "lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, Deus" (Mat. 19:16, 17).
Que seja o Senhor, somente, que é entendido pelo "Pai, Filho e Espírito Santo" (Mat. 28:19), é evidente pelos versículos que precedem e seguem essa passagem. No versículo precedente o Senhor disse: "Foi-me dado todo o poder no céu e na terra" e, no versículo seguinte, o Senhor disse: "Eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação do século", portanto, falou a respeito d'Ele somente. Ele disse isso para que soubessem que n'Ele há uma trindade.
Deve-se adprar a Trindade na Pessoa e não a Trindade de Pessoas..
"Naquele dia conhecereis que Eu estou em Meu Pai, e vós em Mim, e Eu em vós" (João 14:20)
Por "Jerusalém" é significada a igreja quanto ao culto, e daí, também, a igreja quanto à doutrina, pois o culto é prescrito na doutrina e se faz segundo a doutrina. Depois também, porque o Senhor esteve em Jerusalém e ensinou em seu templo e, em seguida, ali glorificou o Seu Humano. Além disso, pela "cidade", na Palavra, em seu sentido espiritual, é significada a doutrina; assim, pela "cidade santa", a doutrina da Divina Verdade proveniente do Senhor16.
Que "Jerusalém" signifique a igreja quanto à doutrina, é evidente também por outras passagens na Palavra, como pelas seguintes. Em Isaías:
"Por causa de Sião, não [Me] calarei, e por causa de Jerusalém não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma lâmpada acesa.
Curso livre de Teologia
Resume em vídeo dos 12 capítulos da primeira disciplina:
Doutrina do Senhor.
Primeira Aula – Cap.: 1, 2, 3, 4 e 5
Segunda Aula – Cap.: 6, 7, 8, 9 e 10
Terceira Aula – Cap.: 11 e 12
Bom estudo e que o Senhor abençoe a Sua Palavra em você
Paz
Seu irmão Johnny Z. Villanueva Pr.
Tabernaculou-Se
Nesta disciplina o aluno (a) apreenderá a resposta certa a pergunta do Senhor: "E vós, quem dizeis que Eu Sou?" (Mt. 16:15)..
Segundo a nossa resposta o Senhor dirá a cada um: "sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja" (Mt.16:18).
A Igreja do Senhor é edificada sobre a pedra da verdade.
Assista o vídeo para conhecer.
Nota: Para cada capitulo lido, estaremos enviarndo um pergunta. Favor nos informe quando tiver acabado de ler algum capitulo. Boa leitura e que o Senhor abençoe Sua Palavra Plena.
Att.
Equipe da Nova Igreja.